Artigos de Interesse

Egressa do curso de Biologia UNISUAM é aprovada em 1º lugar no Mestrado do INCQS

Data de publicação 22/03/2018

Ingrid de Menezes Brasil, 21 anos, egressa do curso de Bacharelado em Biologia UNISUAM foi aprovada em 1º lugar no Mestrado do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, da FIOCRUZ.

Ingrid, que concluiu sua Graduação em dezembro de 2017, foi estagiária do INCQS, onde ficou sabendo do processo seletivo e decidiu se inscrever. A seleção contou com 2 etapas. A 1ª, uma prova escrita, dividida em questões discursivas, baseadas em artigos disponibilizados um 1 antes da prova, a maioria em inglês, e as questões objetivas baseadas no livro de vigilância sanitária mencionado no edital. Aqueles que tirassem nota igual ou superior a 7 passavam para a 2ª etapa, uma entrevista, na qual apresentava-se o projeto para os avaliadores. Quem conseguisse nota igual ou superior a 7 nas 2 etapas ia para a matrícula.

O projeto apresentado por Ingrid tem como objetivo acompanhar a situação das cepas circulantes de Hi (Haemophilus influenzae), dando continuidade a uma linha de investigação do INCQS no âmbito da FIOCRUZ associada à necessidade de, sob diferentes aspectos, monitorar o comportamento dos processos infecciosos pelo Hi, tomando como marco divisório a inclusão da vacina contra Hib, em agosto de 1999.

O estudo está dentro da linha de pesquisa “Avaliação de contaminantes, poluentes e resíduos, e seus impactos sobre a saúde da população”, que visa capacitar profissionais a analisar criticamente a problemática das contaminações químicas e biológicas a que estão sujeitos os produtos e ambientes, propiciando uma visão global e interdisciplinar do Sistema de Vigilância Sanitária, das legislações pertinentes e das bases conceituais de epidemiologia de modo a torná-los capazes de propor o eficiente encaminhamento das situações no sentido de proteção coletiva.

Em êxtase com a aprovação, Ingrid relata que o Mestrado propiciará a ela uma maior experiência em laboratório, a possibilidade de aprender mais a respeito da área que quer seguir, que é a de Microbiologia, aprimorar o que ela já aprendeu na Graduação e no estágio, além de obter uma capacitação profissional mais ampla e uma boa colocação no mercado de trabalho.

Ela ressalta, ainda, que o suporte que recebeu dos Professores Leonardo Gomes e André Candeia foi de extrema importância no processo, pois eles a auxiliaram a estudar e compreender um dos artigos que cairia na prova.